Dados divulgados neste mês pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a produção de carne em 2023 (de janeiro a setembro) atingiu recorde. No período, foram produzidas 6,39 milhões de toneladas, 8,37% a mais que nos nove primeiros meses de 2022 e 4,5% acima do recorde anterior, registrado em 2019. Os dados também evidenciam uma virada de ciclo produtivo em 2023, com mais animais prontos para o abate. No acumulado de 2023 (até setembro), o volume de bovinos abatidos avançou 10,24% frente ao mesmo período do ano passado, somando 24,42 milhões de cabeças, ainda conforme o Instituto.
Em paralelo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) mostram que os preços do boi gordo vêm oscilando ao longo de 2023, mas ainda operam em patamares abaixo dos verificados no ano anterior. Analisando-se a série mensal de 2023, todas as médias estão inferiores às verificadas nos respectivos meses de 2022, sendo a queda mais intensa, de 26%, a registrada em setembro (contra setembro/22), em termos reais (as médias foram deflacionadas pelo IGP-DI).
Frangos – O movimento de alta dos preços da carne de frango tem reduzido a competitividade dessa proteína frente às concorrentes (suína e bovina). Na parcial de novembro, o frango inteiro resfriado é comercializado 2,57 Real/kg abaixo da carcaça especial suína, diferença 5,7% menor que a verificada em outubro. Segundo agentes do setor consultados pelo Cepea, além da demanda interna aquecida, o bom desempenho das exportações de produtos de origem avícola reforça a sustentação dos valores domésticos.
Peixes – Os preços da tilápia registraram leve ajuste positivo em outubro em todas as praças acompanhadas pelo Cepea. Segundo pesquisadores do Centro de Pesquisas, a demanda esteve relativamente lenta, mas a oferta controlada sustentou os preços de negociação. O levantamento feito pelo Cepea aponta que, no Norte do Paraná, o valor pago ao produtor pela tilápia in natura teve média de R$ 9,88/kg em outubro, alta de 0,9% em relação a setembro. (com Cepea)
Foto: Arnaldo Alves / AEN