Especialista aponta crescimento nas exigências dos mercados nacional e internacional por produtos com boa aparência, qualidade e sabor, com mínimo de defensivos agrícolas
Cada vez mais os produtores prezam por hortifrúti com menos resíduos de defensivos agrícolas. A utilização de produtos biológicos se mostra eficiente não só pelos resultados produtivos, mas também no manejo de doenças e na sustentabilidade. “O objetivo é manter o ambiente produtivo em equilíbrio natural e, a partir daí, criar condições para o estabelecimento de cultivos mais fortes e resistentes, com uso de produtos biológicos e manejo racional de defensivos químicos”, ressalta o engenheiro agrônomo Leonardo Porpino, gerente técnico Brasil da Alltech Crop Science.
Segundo o especialista, um bom equilíbrio biológico do solo é o caminho para o desenvolvimento de um microbioma que favoreça a criação de microrganismos benéficos em detrimento dos microrganismos que prejudicam a saúde do solo. “Quando o solo está saudável e equilibrado, a planta terá raízes saudáveis e um crescimento uniforme, além de outros benefícios”, aponta Porpino.
“Em um microbioma equilibrado, há maior desenvolvimento radicular; por consequência, o produtor tem plantas mais saudáveis e mais desenvolvidas. O equilíbrio do solo influencia também na qualidade das frutas e das hortaliças, ao mesmo tempo em que há maior produtividade no final da cadeia”, explica o engenheiro agrônomo Nelson Belém, gerente comercial Brasil da Alltech Crop Science.
A produção de hortifrúti com presença mínima de resíduos químicos tem sido uma preocupação nos mercados nacional e internacional. “Existe uma exigência por frutas e hortaliças com boa aparência, sabor e com o mínimo de resíduos e agrotóxicos”, reforça Belém. De acordo com o gerente da Alltech Crop Science, a utilização de soluções biotecnológicas de nutrição é uma ótima maneira de zelar pela saúde das plantas, o que resulta no aumento da procura de produtores de hortifrutigranjeiros por insumos biológicos com essas características.
Soluções naturais
A Linha Solo da Alltech Crop Science conta com o SOIL-PLEX ACTIVE, uma solução com compostos orgânicos para melhorar a atividade benéfica do microbioma, além de produtos voltados a cuidados específicos com a microbiota, como SOIL-PLEX TRUST e SOIL-PLEX READY, para facilitar o desenvolvimento de microrganismos benéficos. Em trabalhos desenvolvidos na UNESP de Jaboticabal (SP) com estas soluções da Alltech Crop Science, foi possível observar incrementos superiores a 100% nas populações de microrganismos benéficos bastante utilizados na agricultura como defensivos biológicos, dependendo da espécie.
Produtores de hortifrúti interessados em conhecer e tirar dúvidas sobre essas soluções biotecnológicas poderão visitar o estande da empresa na Hortitec, considerado um dos principais eventos da América Latina do setor. A 29ª edição acontece de 19 a 21 de junho, em Holambra (SP), e a expectativa dos organizadores é gerar cerca de R$ 450 milhões em negócios.
Serviço:
Data: 19, 20 e 21 de junho
Horário: 9h às 19h (19 e 20 de junho); 9h às 17h (21 de junho)
Local: Parque de Exposições de Holambra – Rua Maurício de Nassau, 675, Holambra/SP
Sobre a Alltech Crop Science
A Alltech Crop Science, divisão agrícola da Alltech, desenvolve soluções naturais para enfrentar os desafios da agricultura nos principais mercados do mundo. Por meio de produtos com alto valor agregado e tecnologia exclusiva nas áreas de nutrição, solo, proteção e performance, auxiliamos na promoção da sustentabilidade e da rentabilidade do produtor rural. A Alltech Crop Science do Brasil é composta pela maior fábrica de leveduras do mundo, localizada em São Pedro do Ivaí (PR), pela sede em Maringá (PR) e pela unidade em Uberlândia (MG).
Foto: Shutterstock