quinta-feira, novembro 21, 2024

Projeto Cultivando Cidadania da Cocari inaugura Viveiro de Mudas na APAE de Ponta Grossa

Data.:

Iniciativa promove cultivo e plantio de mudas nativas realizados por alunos das APAEs

O Projeto Cultivando Cidadania inaugurou oficialmente seu mais novo Viveiro de Mudas, patrocinado pelo Banco CNH, no dia 31 de julho, na APAE de Ponta Grossa (PR). A iniciativa da Cocari (Cooperativa Agropecuária e Industrial) promove a preservação ambiental por meio do plantio e cultivo de mudas nativas destinadas para o reflorestamento.

Dedicado ao desenvolvimento da cidadania, inclusão social e preservação do meio ambiente, o Cultivando Cidadania transformou a vida dos 61 alunos das APAEs participantes, que agora atuam como funcionários efetivos da Cocari, e em Ponta Grossa, das concessionárias Tratornew e Tratorcase, apoiadoras do projeto, na produção das mudas.

“O projeto promove conhecimento, desenvolvimento e integração, ações fundamentais para formar excelentes cidadãos. Essas mudas são distribuídas por meio de outros programas socioambientais da Cocari, o que gera uma cadeia de solidariedade, cooperação e preservação”, explica o presidente da Cocari, Dr. Marcos Antonio Trintinalha. “Em nome do Conselho de Administração da Cocari, agradeço os patrocinadores e apoiadores do projeto, Banco CNH, Tratornew, Tratorcase, Apae, IAT, poderes públicos municipal e estadual e convido a todos para conhecerem o Cultivando Cidadania, na Apae de Ponta Grossa. Ficamos felizes por semear a inclusão e impulsionar o futuro”, completa.

A estufa – com uma área exclusiva de 92,5m² no terreno da APAE – funciona como um viveiro e foi construída com recursos provenientes do Banco CNH. O local é a base para a recuperação de áreas degradadas e para a preservação da biodiversidade local, com ênfase nas matas ciliares e áreas de preservação legal, indispensáveis para a proteção dos recursos hídricos, fauna e flora. O objetivo da iniciativa é aumentar a produção dessas mudas, auxiliando na disponibilidade de espécies essenciais para a recuperação ambiental e destiná-las aos cooperados e clientes, oferecendo orientação técnica especializada.

“Essa inauguração marca o nosso comprometimento e dos nossos parceiros em contribuir tanto para o reflorestamento e preservação ambiental quanto para a inclusão social. Investir em iniciativas como essa é uma forma de fortalecer a sustentabilidade da nossa cadeia de valor”, afirma Heberson Góes, presidente do Banco CNH.

Cultivando Cidadania

Com foco na integração de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e na preservação do meio ambiente, o projeto Cultivando Cidadania acontece desde 2009 e é realizado em outras cidades com a parceria da Bayer e apoio do Instituto Água e Terra (IAT). A produção das mudas ocorre em viveiros construídos nas Apaes de Cambira e Mandaguari, no Paraná; de Cristalina, em Goiás; e de Paracatu, em Minas Gerais. Nestes 15 anos já foram produzidas mais de 1,3 milhão de mudas. o que equivale a 781,4 hectares de área reflorestada. E fechamos 2023 com 134 mil mudas produzidas.

Parte das mudas são distribuídas através da Campanha Cocari Solidária, em que interessados adquirem vales-muda nas entidades sociais participantes e concorrem a prêmios no final do ano. As mudas também são distribuídas gratuitamente para recomposição de matas ciliares e áreas de Reserva Legal das propriedades de produtores cooperados e clientes da Cocari.

Sobre o Banco CNH

Com 25 anos de história no Brasil, o Banco CNH financia os segmentos agrícola, de construção, transportes e geração de energia. Presente nos principais polos econômicos do país, a instituição financeira oferece soluções de crédito e seguros customizadas para a rede de concessionários das marcas CNH – CASE Construction Equipment, Case IH, New Holland e New Holland Construction e do Iveco Group – FPT, IVECO e IVECO BUS.

Sobre a Cocari

Há 62 anos, a Cocari escreve sua história com muita dedicação, ética e responsabilidade, construindo um legado que fortalece e inspira seus membros e toda a cadeia produtiva brasileira. Somando mais de 11.540 cooperados e 2.340 colaboradores, a Cocari gera empregos, renda e desenvolvimento nos mais de 87 municípios em que atua, nos Estados do Paraná, Goiás e Minas Gerais, englobando unidades de atendimento, recebimento e armazenamento de grãos e unidades fabris. A Cocari atua em diversos segmentos, visando levar ao mercado soluções integradas como: comercialização de um amplo portfólio de insumos agropecuários, estruturas de recebimento, armazenamento e comercialização de grãos, linha de sementes próprias, as Sementes Cocari (soja, trigo e feijão), consultoria técnica agronômica e veterinária, serviços de inovação agrícola, produção e nutrição animal, com a fabricação de rações, suplementos e proteinados, fabricação de fios de algodão e mesclas diversas, energia fotovoltaica, linha própria de nutrição vegetal e tecnologia de aplicação – Éfforos, Café Cocari, Seguros, com a Cocari Corretora de Seguros, e-commerce (plataforma Vita Campo) e concessionárias de máquinas, com a Tratornew, revenda New Holland e a Tratorcase, revenda Case. No âmbito socioambiental investe, promove e apoia diversos projetos de cidadania e preservação do meio ambiente, tendo a cooperação como a base da sua atuação. (Cocari)

Fotos: divulgação

spot_img

VEJA TAMBÉM

Café: preço do arábica é o maior desde 1998

Os movimentos de alta nos preços dos cafés robusta...

Inmet prevê bons volumes de chuva até 25 de novembro

A semana será marcada por grandes volumes de chuva...

Soja: Cepea destaca estimativa de produção recorde

As recentes chuvas intercaladas de sol vêm favorecendo a...

Receba as informações so site diáriamente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Soja: apesar da alta em Chicago cotações despencam no Brasil nesta quinta-feira (21)

A análise é do jornalista especializado em agronegócio, Cleber...

Soja com palhada está protegida do sol intenso e da chuva forte

Os 50 alqueires cultivados com soja na divisa entre...

Mapa rechaça declaração do CEO do Carrefour sobre carnes produzidas no Mercosul

Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) reitera a qualidade...

Queimadas na cana-de-açúcar: dicas para recuperar o solo

Especialista recomenda uso de fertilizantes organominerais com nutrientes e...

Cotações do algodão recuam apesar do bom volume de negócios

O mercado de algodão em pluma abriu a segunda...

Suínos: carne ganha competitividade frente a bovina

Pesquisas do Cepea mostram que os preços do suíno...

Arroz: cotações têm maior queda em meses

Levantamento do Cepea mostra que os preços do arroz...

Café: preço do arábica é o maior desde 1998

Os movimentos de alta nos preços dos cafés robusta...