quinta-feira, setembro 19, 2024

Projeto Cultivando Cidadania da Cocari inaugura Viveiro de Mudas na APAE de Ponta Grossa

Data.:

Iniciativa promove cultivo e plantio de mudas nativas realizados por alunos das APAEs

O Projeto Cultivando Cidadania inaugurou oficialmente seu mais novo Viveiro de Mudas, patrocinado pelo Banco CNH, no dia 31 de julho, na APAE de Ponta Grossa (PR). A iniciativa da Cocari (Cooperativa Agropecuária e Industrial) promove a preservação ambiental por meio do plantio e cultivo de mudas nativas destinadas para o reflorestamento.

Dedicado ao desenvolvimento da cidadania, inclusão social e preservação do meio ambiente, o Cultivando Cidadania transformou a vida dos 61 alunos das APAEs participantes, que agora atuam como funcionários efetivos da Cocari, e em Ponta Grossa, das concessionárias Tratornew e Tratorcase, apoiadoras do projeto, na produção das mudas.

“O projeto promove conhecimento, desenvolvimento e integração, ações fundamentais para formar excelentes cidadãos. Essas mudas são distribuídas por meio de outros programas socioambientais da Cocari, o que gera uma cadeia de solidariedade, cooperação e preservação”, explica o presidente da Cocari, Dr. Marcos Antonio Trintinalha. “Em nome do Conselho de Administração da Cocari, agradeço os patrocinadores e apoiadores do projeto, Banco CNH, Tratornew, Tratorcase, Apae, IAT, poderes públicos municipal e estadual e convido a todos para conhecerem o Cultivando Cidadania, na Apae de Ponta Grossa. Ficamos felizes por semear a inclusão e impulsionar o futuro”, completa.

A estufa – com uma área exclusiva de 92,5m² no terreno da APAE – funciona como um viveiro e foi construída com recursos provenientes do Banco CNH. O local é a base para a recuperação de áreas degradadas e para a preservação da biodiversidade local, com ênfase nas matas ciliares e áreas de preservação legal, indispensáveis para a proteção dos recursos hídricos, fauna e flora. O objetivo da iniciativa é aumentar a produção dessas mudas, auxiliando na disponibilidade de espécies essenciais para a recuperação ambiental e destiná-las aos cooperados e clientes, oferecendo orientação técnica especializada.

“Essa inauguração marca o nosso comprometimento e dos nossos parceiros em contribuir tanto para o reflorestamento e preservação ambiental quanto para a inclusão social. Investir em iniciativas como essa é uma forma de fortalecer a sustentabilidade da nossa cadeia de valor”, afirma Heberson Góes, presidente do Banco CNH.

Cultivando Cidadania

Com foco na integração de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e na preservação do meio ambiente, o projeto Cultivando Cidadania acontece desde 2009 e é realizado em outras cidades com a parceria da Bayer e apoio do Instituto Água e Terra (IAT). A produção das mudas ocorre em viveiros construídos nas Apaes de Cambira e Mandaguari, no Paraná; de Cristalina, em Goiás; e de Paracatu, em Minas Gerais. Nestes 15 anos já foram produzidas mais de 1,3 milhão de mudas. o que equivale a 781,4 hectares de área reflorestada. E fechamos 2023 com 134 mil mudas produzidas.

Parte das mudas são distribuídas através da Campanha Cocari Solidária, em que interessados adquirem vales-muda nas entidades sociais participantes e concorrem a prêmios no final do ano. As mudas também são distribuídas gratuitamente para recomposição de matas ciliares e áreas de Reserva Legal das propriedades de produtores cooperados e clientes da Cocari.

Sobre o Banco CNH

Com 25 anos de história no Brasil, o Banco CNH financia os segmentos agrícola, de construção, transportes e geração de energia. Presente nos principais polos econômicos do país, a instituição financeira oferece soluções de crédito e seguros customizadas para a rede de concessionários das marcas CNH – CASE Construction Equipment, Case IH, New Holland e New Holland Construction e do Iveco Group – FPT, IVECO e IVECO BUS.

Sobre a Cocari

Há 62 anos, a Cocari escreve sua história com muita dedicação, ética e responsabilidade, construindo um legado que fortalece e inspira seus membros e toda a cadeia produtiva brasileira. Somando mais de 11.540 cooperados e 2.340 colaboradores, a Cocari gera empregos, renda e desenvolvimento nos mais de 87 municípios em que atua, nos Estados do Paraná, Goiás e Minas Gerais, englobando unidades de atendimento, recebimento e armazenamento de grãos e unidades fabris. A Cocari atua em diversos segmentos, visando levar ao mercado soluções integradas como: comercialização de um amplo portfólio de insumos agropecuários, estruturas de recebimento, armazenamento e comercialização de grãos, linha de sementes próprias, as Sementes Cocari (soja, trigo e feijão), consultoria técnica agronômica e veterinária, serviços de inovação agrícola, produção e nutrição animal, com a fabricação de rações, suplementos e proteinados, fabricação de fios de algodão e mesclas diversas, energia fotovoltaica, linha própria de nutrição vegetal e tecnologia de aplicação – Éfforos, Café Cocari, Seguros, com a Cocari Corretora de Seguros, e-commerce (plataforma Vita Campo) e concessionárias de máquinas, com a Tratornew, revenda New Holland e a Tratorcase, revenda Case. No âmbito socioambiental investe, promove e apoia diversos projetos de cidadania e preservação do meio ambiente, tendo a cooperação como a base da sua atuação. (Cocari)

Fotos: divulgação

spot_img

VEJA TAMBÉM

Arroba do boi gordo atinge maior cotação do ano

As valorizações de todos os cortes com osso levantados...

Café: robusta valoriza 100% no trimestre

Os preços do café robusta seguem renovando os recordes...

Trigo: cotações apresentam pequenas oscilações

Os valores do trigo em grão seguem apresentando pequenas...

Soja: expectativa de maior oferta mundial interrompe altas

 O movimento de alta nos preços da soja foi...

Receba as informações so site diáriamente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Plantio de mudas em Maringá

Déficit hídrico na cana-de-açúcar supera 1.000 mm nesta safra

Produtividade tem queda de 7,4% no acumulado até agosto...

Copom eleva juros básicos da economia para 10,75% ao ano

A alta recente do dólar e as incertezas em...

Arroba do boi gordo atinge maior cotação do ano

As valorizações de todos os cortes com osso levantados...

Silvio Barros apresenta propostas para Maringá em encontro com empresários da Acim e do Codem

O candidato a prefeito de Maringá, Silvio Barros, acompanhado...

Soja: clima adverso no Brasil contribui para alta dos preços em Chicago – ouça

Ouça a análise do jornalista especializado em agronegócio, Cleber...

Arroz: é preocupante início da safra no Brasil

A liquidez no mercado do arroz em casca no...

Café: robusta valoriza 100% no trimestre

Os preços do café robusta seguem renovando os recordes...