quarta-feira, novembro 13, 2024

Protocolo IATF oferecido pela Cocari apresenta diversas vantagens para pecuaristas

Data.:

O incremento da produtividade na pecuária está diretamente ligado à modernização na condução da atividade, com adoção de tecnologias que possibilite maior rentabilidade para o produtor. No caso da pecuária de corte e leite, os cooperados da Cocari têm à sua disposição o protocolo de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), com consultoria especializada de profissionais capacitados do Departamento Veterinário (Devet) da cooperativa, possibilitando ao pecuarista aumentar os ganhos com a atividade.

O IATF é uma das consultorias implantadas dentro da Campanha Veterinária em vigor durante o mês de agosto. Na região de Jandaia do Sul, os pecuaristas estão aproveitando. “Alguns produtores já contrataram o serviço e estão otimistas quanto à IATF, pois viram o salto genético no rebanho”, destaca Lucas Francisco de Oliveira, consultor do Devet da unidade. 

É o caso do cooperado José Carlos Aversa, de Marumbi, que já conta com a parceria da Cocari há três anos para o serviço de inseminação artificial. Na manhã da última segunda-feira (21), foi realizado o procedimento de IATF em sua propriedade, quando foram inseminados 52 animais da raça Aberdeen Angus neste primeiro lote. No total serão inseminados 160 animais, de um plantel de 350 vacas.

“Por ser cooperado da Cocari, eu já vinha acompanhando o trabalho de IATF em outras localidades e, há três anos, tomamos a decisão de fazer o protocolo. Uma das vantagens da IATF para nós é a possibilidade de ter uma avaliação mais próxima da realidade do animal, com diagnóstico mais preciso, e conseguir acompanhar o ciclo do animal de perto”, destaca. 

Outra vantagem apontada é o apoio da Cocari. “A cooperativa dá todo o suporte técnico, não só para a IATF, nas vacinas, tipo de sal mineral, enfim, tudo que é necessário para uma boa atividade pecuária”, afirma o cooperado.

O produtor chama a atenção para a qualidade dos bezerros nascidos por meio da IATF, em comparação aos de monta natural. “A qualidade dos bezerros é inquestionável. Na hora de comercializar o bezerro, ter os lotes mais homogêneos, e, obviamente, com a genética melhor, a gente consegue uma negociação mais fácil, ainda mais num momento em que o mercado não está muito favorável”, pondera. 

Análise estratégica

Cada rebanho apresenta uma característica e o manejo precisa levar em conta essas particularidades para se chegar aos melhores resultados em lucratividade e melhoramento genético, com o animal podendo expressar todo o seu potencial. Essa análise é feita quando o pecuarista contrata a consultoria de IATF da Cocari, para definir qual a melhor estratégia a ser aplicada na propriedade.

O protocolo inclui uma avaliação em todas as vacas, por meio da realização de ultrassonografia, quando o veterinário verifica o útero e os ovários. Se estiver tudo certo, no prazo de 10 dias ocorre a inseminação artificial, com o diagnóstico de prenhez sendo realizado mais precocemente, com cerca de 30 dias.

A técnica possibilita a sincronização da ovulação das vacas, permitindo a realização da inseminação em um lote grande de animais, sem precisar ficar observando o cio natural.

Campanha veterinária

O consultor do Devet reitera a oportunidade que a Campanha Veterinária em vigor durante o mês de agosto traz para os pecuaristas. “A IATF é uma técnica utilizada para aumentar a taxa de nascimento de bezerros, melhorar a padronização de lote e maior peso ao desmame, devido ao melhoramento genético”, observa. 

Além das condições atrativas oferecidas durante a campanha, ele aponta ainda outros motivos para que o produtor aproveite a oportunidade, que está entrando na reta final. “O mercado oscila e, para próxima safra, a expectativa é de alta no bezerro e reposição. Quem deixar de realizar a IATF nesse próximo ciclo reprodutivo, corre seriamente um risco em 2025 não ter animais que o mercado anseia”, alerta o consultor. Ele orienta que o produtor fale com o seu consultor técnico da Cocari para mais informações e aproveite esta consultoria para alavancar, homogeneizar geneticamente seu plantel e a sua rentabilidade com a pecuária de corte ou de leite. (Cocari)

Foto: Cocari

spot_img

VEJA TAMBÉM

Trigo: alta externa e possível edital de compra elevam preços no BR

As cotações domésticas do trigo reagiram ao longo da...

Adapar trabalha para monitorar e mitigar casos de raiva no Paraná

A vigilância ativa busca identificar novos casos suspeitos, com...

Mandioca: com oferta restrita cotações seguem em alta

Os preços da mandioca iniciaram novembro com novas altas...

Alimentos ficaram 1,77% mais caros em outubro no PR

O Índice Ipardes de Preços Regional Alimentos e Bebidas (IPR-Alimentos e...

Receba as informações so site diáriamente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Oferta elevada mantém pressão sobre cotações do tomate

Pesquisas da equipe Hortifrúti/Cepea mostram que os preços do...

Açúcar: baixa oferta sustenta indicador em patamar recorde

Os preços médios do açúcar cristal branco seguem firmes...

Trigo: alta externa e possível edital de compra elevam preços no BR

As cotações domésticas do trigo reagiram ao longo da...

Adapar inicia ciclo de vigilância ativa contra influenza aviária e doença de Newcastle

As ações abrangem 352 propriedades comerciais de aves, distribuídas...

Vencedores do concurso “Café Qualidade Paraná” vão ser conhecidos hoje (12)

Nesta 22ª edição, concorreram ao prêmio 119 lotes de...

Adapar trabalha para monitorar e mitigar casos de raiva no Paraná

A vigilância ativa busca identificar novos casos suspeitos, com...

Soja: semana inicia com prêmios positivos, dólar em alta e valorização em Chicago – ouça

Ouça análise do jornalista especializado em agronegócio, Cleber França Foto:...

Milho ou cana-de-açúcar: qual o futuro do etanol brasileiro?

Por Bruno Abreu, diretor de Vendas e Marketing da...