quinta-feira, novembro 21, 2024

Safratec de inverno recebe mais de 2 mil cooperados

Data.:

O evento é realizado pela cooperativa Cocamar, que está sediada em Maringá (PR)

Com a presença de mais de 2 mil produtores cooperados de várias regiões do Paraná e estados vizinhos, a Cocamar promoveu na quarta-feira (12/7), das 8 às 16h, a edição 2023 do Dia de Campo de Inverno em sua Unidade de Difusão de Tecnologias (UDT) no município de Floresta, região de Maringá.

A riqueza do conteúdo técnico foi o destaque da programação, que apresentou cinco estações sobre correção adequada do solo, manejo de doenças nas culturas do milho e sorgo, manejo de solos e água, controle do nematoide e uso de herbicidas pré-emergentes na cultura do milho, além de mais de duas dezenas de estandes de empresas fornecedoras parceiras e exposição de máquinas agrícolas da concessionária Cocamar Máquinas/John Deere, entre outras atrações.

“Esse é um trabalho conduzido pela equipe técnica sempre com muita dedicação e entusiasmo, e importante para ajudar o cooperado a tomar decisões”, enfatizou o presidente executivo Divanir Higino, em sua saudação. Segundo ele, além de apresentar inovações, o Dia de Campo é mais uma oportunidade para que os produtores promovam uma interação, ressaltando que o aumento da produtividade é o propósito.

“A forte queda dos preços nos últimos meses torna ainda mais importante e necessário o ganho de produtividade”, citou Higino, lembrando que com suas realizações técnicas, a Cocamar compartilha conhecimentos e tecnologias que precisam ser multiplicados. Ele comentou também sobre o desempenho dos foliares e adjuvantes Viridian, produzidos pela cooperativa, assim como das sementes Cocamar, expondo que outros negócios oferecidos aos cooperados, como a irrigação e os sistemas de energia solar, também podiam ser acessados no evento.

Higino agradeceu as instituições de pesquisa e as empresas pela parceria e, ao final, citou que a Jornada do Cooperado – cujo objetivo é avançar na excelência do atendimento ao produtor – se consolida a cada dia.

Em seu pronunciamento, o gerente executivo técnico Renato Watanabe lembrou que o Dia de Campo de Inverno “é uma conquista de um ano de intenso trabalho”, mencionou que o programa de carbono neutro vem avançando a partir da adoção de boas práticas agrícolas e em breve vai ser possível mensurar o nível de carbono no solo e transformar isso em crédito.

Watanabe disse ainda que diagnósticos recentes apontaram que 83% das propriedades dos produtores cooperados carecem de calcário e, por isso, a Cocamar deu início a um programa duradouro para o fornecimento e também a aplicação desse corretivo que “é barato e apresenta um potencial muito grande para que o cooperado eleve seus níveis de produtividade”.

Como atração à parte, o Dia de Campo de Inverno recebeu a visita de uma dupla de influenciadores digitais, os Primos do Agro, que com muito humor vem fazendo sucesso nas redes sociais. João e Eduardo contaram que o objetivo deles é contribuir para que a sociedade conheça melhor o agro, de uma forma leve e descontraída. A receita, ao que parece, deu certo, pois em menos de um ano ambos não param de receber convites para se apresentar em eventos pelo Brasil.

Por onde passam os Primos do Agro são reconhecidos e no Dia de Campo da Cocamar eles não se cansaram de posar para fotografias ao lado de fãs. O cooperado e conselheiro Cleber Veroneze, de Maringá, levou a esposa e os filhos pequenos para um registro para a dupla. Para o produtor, “o agro precisa ser melhor conhecido e as redes sociais são um caminho para atingir, principalmente, o público mais jovem”.

De Altônia, município da região de Umuarama, o cooperado Luiz Carlos Faria e o filho Felipe contaram que nunca deixam de visitar as realizações técnicas da Cocamar, principalmente o Safratec em janeiro e o Dia de Campo de Inverno. “A gente não pode descuidar das novidades, senão vai ficando para trás”, citou Luiz.

Acompanhado da esposa Leonice, o cooperado Paulo Roberto da Silva, de Rolândia, chegou bem cedo e ficou até o final do evento. “A gente gosta de aproveitar bem, ver tudo, cada detalhe é importante”. (Foto: Cocamar)

spot_img

VEJA TAMBÉM

Soja com palhada está protegida do sol intenso e da chuva forte

Os 50 alqueires cultivados com soja na divisa entre...

Mapa rechaça declaração do CEO do Carrefour sobre carnes produzidas no Mercosul

Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) reitera a qualidade...

Queimadas na cana-de-açúcar: dicas para recuperar o solo

Especialista recomenda uso de fertilizantes organominerais com nutrientes e...

Arroz: cotações têm maior queda em meses

Levantamento do Cepea mostra que os preços do arroz...

Receba as informações so site diáriamente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Soja: apesar da alta em Chicago cotações despencam no Brasil nesta quinta-feira (21)

A análise é do jornalista especializado em agronegócio, Cleber...

Soja com palhada está protegida do sol intenso e da chuva forte

Os 50 alqueires cultivados com soja na divisa entre...

Mapa rechaça declaração do CEO do Carrefour sobre carnes produzidas no Mercosul

Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) reitera a qualidade...

Queimadas na cana-de-açúcar: dicas para recuperar o solo

Especialista recomenda uso de fertilizantes organominerais com nutrientes e...

Cotações do algodão recuam apesar do bom volume de negócios

O mercado de algodão em pluma abriu a segunda...

Suínos: carne ganha competitividade frente a bovina

Pesquisas do Cepea mostram que os preços do suíno...

Arroz: cotações têm maior queda em meses

Levantamento do Cepea mostra que os preços do arroz...

Café: preço do arábica é o maior desde 1998

Os movimentos de alta nos preços dos cafés robusta...