Diante de muitas notícias falsas que circulam em grupos de WhatsApp o Canal do Agro entrou em contato com as autoridades competentes para esclarecer os fatos
A pesca fecha no Paraná no dia 31 de outubro. De acordo com a Instrução Normativa 25 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) o período de proteção à reprodução natural dos peixes, anualmente, é de 1° de novembro a 28 de fevereiro, na bacia hidrográfica do rio Paraná.
Diante de muitas notícias falsas que circulam em grupos de WhatsApp o Canal do Agro entrou em contato com as autoridades competentes para esclarecer os fatos. “A restrição é vinculada pelo Ibama e regulamentada pelo Instituto Água e Terra (IAT) há mais de 15 anos no Paraná. Em outros Estados, como o Mato Grosso do Sul, as datas do defeso diferem”, explicou a 1ª Tenente, Maria Augusta Gazola, comandante do 1º Pelotão da 3ª Companhia Ambiental Força Verde, em Maringá (PR).
A partir do fechamento da pesca fica proibido a captura o transporte e o armazenamento de espécies nativas da bacia hidrográfica do rio Paraná, inclusive espécies utilizadas para fins ornamentais e de aquariofilia. Ainda de acordo com a normativa, entende-se por bacia hidrográfica: o rio principal, seus formadores, afluentes, lagos, lagoas marginais, reservatórios e demais coleções de água inseridas na bacia de contribuição do rio.
Documento – A instrução normativa citada acima pode ser conferida na íntegra no link abaixo:
Foto: Divulgação