quinta-feira, abril 17, 2025

Secretaria de Agricultura busca retomar o cultivo do algodão no agreste de Pernambuco

Secretário de Agricultura, Renan Fagundes, visitou a EMBRAPA Algodão em Campina Grande, em busca de parcerias.

Em uma iniciativa estratégica para fortalecer a agricultura local e impulsionar o desenvolvimento sustentável, o secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Taquaritinga do Norte, Renan Fagundes, visitou na última quarta-feira (29), a EMBRAPA Algodão, em Campina Grande (PB). A instituição é referência nacional em pesquisa e inovação agrícola. A secretaria trabalha para reintroduzir o cultivo do algodão na região, trazendo novas oportunidades para os produtores rurais. Renan esteve acompanhado de sua equipe e de produtores locais.

Participaram do encontro, Nair Helena, chefe geral da Embrapa Algodão; Daniel Ferreira, chefe adjunto de Transferência de Tecnologia; Luíz Gonzaga Chitarra, chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento; Lenildo Figueiredo, diretor distrital em Taquaritinga do Norte; Luís Carlos, presidente da Associação Maria Alice, na comunidade do Algodão; Biu da Pedra Preta, presidente da Associação da Pedra Preta; Roberto Leandro, diretor de Meio Ambiente; Bruno Andrade, diretor de Pecuária; Fidel Borges, diretor de Agricultura.

Além do algodão, o projeto prevê a adoção de sistemas produtivos diversificados, permitindo que o cultivo seja integrado a outras culturas, como milho, feijão e gergelim, que se adaptam bem ao clima da região. A expectativa é que essa iniciativa fortaleça a economia local, gere empregos e resgate uma tradição agrícola que já foi símbolo de desenvolvimento para o município.

“Acreditamos que juntos podemos transformar o nosso campo, trazendo de volta o algodão e gerando novas oportunidades para os nossos produtores. Essa é uma iniciativa que vai impulsionar o desenvolvimento da nossa região e resgatar uma cultura que é parte da nossa história,” destacou o secretário.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a modernização da agricultura e a valorização do pequeno e médio produtor rural. Nos próximos meses, serão realizadas capacitações e experimentos para garantir que a retomada do cultivo do algodão ocorra de forma sustentável e produtiva. (Divulgação)

Receba as informações do site diáriamente.

Mais do Canal do Agro

Frango: competitividade cai para suína

A carne de frango vem ganhando competitividade frente à...

Bovinos: demanda externa aquecida justifica valorização

O mercado pecuário tem se caracterizado pela oferta “limitada”...

Como fica o clima até 21 de abril

Até 21 de abril apresenta chuvas menos volumosas em relação...

Paraná terá maior área cultivada com cevada da história

As maltarias instaladas no Paraná precisam de malte, o...

Embrapa Soja celebra 50 anos

No dia 16 de abril de 2025, a Embrapa...