terça-feira, novembro 12, 2024

Sede da Sicredi Dexis recebe mais dois selos de sustentabilidade

Data.:

A sede da Sicredi Dexis, em Maringá/PR, recebeu nesta semana mais duas certificações para prédios que contribuem com a preservação do meio ambiente. Depois da conquista do LEED Platinum e WELL Platinum, a construção agora tem o LEED Zero Carbon e o LEED Zero Energy.

As duas novas certificações são complementares ao LEED Platinum, anteriormente conquistado. O LEED Zero Carbon exige que em um período de 12 meses, as emissões de carbono por consumo de energia tenham sido evitadas ou compensadas. Já o selo LEED Zero Energy reconhece saldo de uso de energia da fonte igual a zero também pelo período de um ano.

Para o presidente Wellington Ferreira, a conquista destes selos de sustentabilidade é um marco não apenas para a Sicredi Dexis, mas para a cidade. “Isso demonstra nosso compromisso com a sustentabilidade e com a comunidade. Um prédio como o nosso, que tem recebido certificações internacionais, serve de exemplo e inspiração para outras empresas e instituições, além de contribuir para a redução do impacto ambiental, promovendo práticas verdes e eficientes”.

A conquista das certificações só foi possível porque o prédio foi projetado e construído para ser sustentável, com sistema de automação para medir o consumo de energia elétrica e água, concentração de CO2 nos ambientes, além de controlar iluminação, ar-condicionado e outros equipamentos.

Também há painéis e películas fotovoltaicas que captam energia solar, telhados verdes contam com espécies nativas ou adaptadas à região, há sistema de captação de água da chuva para o abastecimento das torneiras dos banheiros, irrigação e descargas de vasos sanitários, além de queda d’água para a redução do calor. 

Os quase 20 mil metros quadrados divididos em duas torres recebem diariamente centenas de colaboradores, além de associados e visitantes que usam áreas como coworking, auditório, espaço do conhecimento com empréstimo de livros, estúdio de TV e podcasts.

Para os colaboradores, há espaço família que recebe crianças até três anos, refeitório, salas de descanso, de espiritualidade e de massagem. Há ainda vagas exclusivas para caronas solidárias, bicicletário com vestiário e estação para carregamento de carro e patinete elétrico, além das vagas para veículos comuns. 

Certificações anteriores

Concedida pela organização não governamental United States Green Building Concil, a certificação LEED Platinum atesta a sustentabilidade de um prédio desde a concepção do projeto, passando pela construção até a manutenção, incluindo a redução do consumo de energia e água, conforto termoacústico, bem-estar dos usuários, prevenção contra a poluição ambiental no momento da construção, incentivo ao paisagismo, entre outros. 

Já a certificação WELL Platinum reconhece edifícios projetados e construídos para apoiar a saúde e o bem-estar dos ocupantes, por meio da avaliação de critérios como qualidade do ar, iluminação, conforto térmico e até o bem-estar mental. (Giovana Campanha)

spot_img

VEJA TAMBÉM

Receba as informações so site diáriamente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Oferta elevada mantém pressão sobre cotações do tomate

Pesquisas da equipe Hortifrúti/Cepea mostram que os preços do...

Açúcar: baixa oferta sustenta indicador em patamar recorde

Os preços médios do açúcar cristal branco seguem firmes...

Trigo: alta externa e possível edital de compra elevam preços no BR

As cotações domésticas do trigo reagiram ao longo da...

Adapar inicia ciclo de vigilância ativa contra influenza aviária e doença de Newcastle

As ações abrangem 352 propriedades comerciais de aves, distribuídas...

Vencedores do concurso “Café Qualidade Paraná” vão ser conhecidos hoje (12)

Nesta 22ª edição, concorreram ao prêmio 119 lotes de...

Adapar trabalha para monitorar e mitigar casos de raiva no Paraná

A vigilância ativa busca identificar novos casos suspeitos, com...

Soja: semana inicia com prêmios positivos, dólar em alta e valorização em Chicago – ouça

Ouça análise do jornalista especializado em agronegócio, Cleber França Foto:...

Milho ou cana-de-açúcar: qual o futuro do etanol brasileiro?

Por Bruno Abreu, diretor de Vendas e Marketing da...