quarta-feira, maio 7, 2025

Senar lança programa “Saúde no Campo”

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) lançou, na terça (6) o programa Saúde no Campo, em São Paulo, durante o evento “Cenário Geopolítico e a Agricultura Tropical”.

A iniciativa tem como objetivo promover a saúde de produtores atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), de seus familiares e trabalhadores rurais, por meio de visitas domiciliares, telessaúde e ações educativas.

“O Saúde no Campo vai andar junto com o nosso programa de Assistência Técnica Gerencial, porque nosso trabalho está nos mostrando que renda sem saúde não existe”, afirmou o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara. “Então, vamos levar educação em saúde e prevenção aos produtores rurais assistidos e suas famílias para que possam ganhar a vida com tranquilidade”, ressaltou.

O programa é executado por equipes qualificadas, que realizam visitas às propriedades para identificar condições de saúde, planejar intervenções preventivas e promover o cuidado individual e coletivo, com foco na prevenção de doenças e no diagnóstico precoce.

Cada estado contará com módulos compostos por um supervisor (enfermeiro) e 15 técnicos de saúde rural (técnicos de enfermagem ou enfermeiros). Cada módulo será responsável por atender até 2.250 pessoas em 450 propriedades rurais.

Todas as atividades do programa são gratuitas. Além das visitas, os participantes receberão materiais educativos, com orientações práticas sobre doenças prevalentes no meio rural; um caderno de saúde individualizado para registro de informações e orientações; e um kit de primeiros socorros, contendo curativos, ataduras, antisséptico em spray, entre outros itens.

Os técnicos de saúde rural ainda apoiarão os usuários no acesso à teleconsulta, contribuirão para a inclusão digital em saúde e atuarão na articulação com a rede local de saúde.

Durante o lançamento, o diretor de Saúde e Promoção Social do Senar, Renilson Rehem, apresentou os principais aspectos técnicos e operacionais da iniciativa.

“A ideia do Senar foi criar um programa, acima de tudo, de promoção da saúde e prevenção de doença. Nossa expectativa é levar mais saúde para a população rural, não substituindo o sistema público, mas complementando e tornando o acesso mais viável a essa população”, destacou Rehem.

Piloto – Em outubro de 2024, o Senar iniciou um projeto piloto do Saúde no Campo nos estados da Bahia, Tocantins e Mato Grosso, beneficiando 1.079 pessoas em 344 propriedades.

Durante o atendimento, foram identificados 121 casos de hipertensão, 39 de doença renal, 18 de problemas cardíacos, nove de doenças respiratórias, 26 casos de diabetes e sete de câncer.

Em 2025, a meta do programa é alcançar 35.100 pessoas em 11.700 propriedades. Para 2026, a previsão é ampliar o atendimento para 98.550 pessoas em 24 estados. (Secom Senar)

Receba as informações do site diáriamente.

Mais do Canal do Agro

Arroz: preços operam com estabilidade

O preço do arroz em casca operou na casa...

Café: indicador recuou em abril

Depois de atingir patamar recorde real no primeiro trimestre,...

Safra de café deve crescer 2,7% e chegar a 56 milhões de sacas

Estimativa da Conab faz comparação com a produção de...

Apenas 62% dos plantios de milho do Paraná são considerados bons

O relatório acaba de ser divulgado pela Secretaria da...

Açúcar: com menor oferta preços sobem

Os preços do açúcar cristal branco subiram em abril...

Trigo: médias são as maiores do ano

Os preços do trigo subiram no mercado interno em...