sexta-feira, abril 18, 2025

Silvio Barros vai criar a Clínica Veterinária Municipal; veja propostas para proteção e bem-estar animal

O candidato a prefeito de Maringá, Silvio Barros, conhece a importância de elaborar políticas públicas para a proteção e bem-estar animal. “Durante a elaboração do plano de governo, eu debati bastante com os defensores da causa animal sobre o que eles precisam e quais as expectativas deles em relação à Prefeitura”, destaca.

Uma das medidas que serão implementadas por Silvio Barros é a criação da Clínica Veterinária Municipal, com atendimento gratuito, que funcionará em parceria com instituições de ensino públicas e privadas, além de Organizações Não Governamentais (ONGs) do setor.

“Vou criar a clínica veterinária pública para atender principalmente e prioritariamente as ONGs e os protetores que precisam oferecer esses cuidados para os pets. Vamos fazer isso em parceria com as universidades que têm cursos de veterinária. A gente vai poder aproveitar a mão de obra de professores e alunos para dar esse tipo de atendimento”, esclarece.

Canil municipal

O grande número de animais abandonados nas ruas da cidade é outro problema apontado pela população. De acordo com Silvio Barros, a solução passa pela implantação de um programa para fomentar a adoção de pets e também pela criação de um canil municipal para acolher esses animais.

“Assim, a gente faz um trabalho de identificação daqueles que têm perfil para serem cães de guarda, por exemplo, para escolas e creches, ou que podem ajudar a Guarda Municipal. Também é possível identificar cães que servem de companhia para crianças que têm autismo ou para quem tem síndrome do pânico. Já conversamos com o pessoal responsável pelo canil que faz o treinamento dos cães da Polícia Federal e eles deram a boa notícia de que esse trabalho é possível”, pontua.

Segundo Silvio Barros, esse canil municipal também poderá ter um convênio com a Colônia Penal Industrial de Maringá (CPIM), que é destinada à custódia de pessoas privadas da liberdade no regime semiaberto. “Desse modo, essas pessoas poderão aprender profissões ligadas ao mercado pet”, completa Silvio Barros, que ainda se compromete a desenvolver programas de castração gratuita de animais em parceria com o Governo do Estado e ONGs, além de fomentar o desenvolvimento de negócios relacionados ao cuidado animal.

Para saber mais sobre a campanha de Silvio Barros, siga o candidato nas redes sociais (no Instagram: @silviobarrosoficial; no Facebook: @silviombarros; e no YouTube: @SilvioBarros11). Também é possível enviar sugestões por meio da “Central de Ideias”, disponível no site www.silvio11.com.br.

Receba as informações do site diáriamente.

Mais do Canal do Agro

Renegociação de dívidas rurais que vencem em 30 de abril de 2025

Nesta última safra 2024/2025 ocorreram dois eventos que impactaram...

Frango: competitividade cai para suína

A carne de frango vem ganhando competitividade frente à...

Bovinos: demanda externa aquecida justifica valorização

O mercado pecuário tem se caracterizado pela oferta “limitada”...

Como fica o clima até 21 de abril

Até 21 de abril apresenta chuvas menos volumosas em relação...

Paraná terá maior área cultivada com cevada da história

As maltarias instaladas no Paraná precisam de malte, o...

Embrapa Soja celebra 50 anos

No dia 16 de abril de 2025, a Embrapa...