Os preços do trigo registram novas altas no mercado brasileiro, com destaque para o Paraná. Segundo pesquisadores do Cepea, as chuvas frequentes e intensas no Sul do país seguem prejudicando a qualidade e o volume de cereal previsto para ser colhido na atual safra. No Paraná as cotações seguem na casa dos R$ 73,00 – alta de 1,30% em apenas um dia. Na última semana as altas somadas são próximas de 10%.
Em Santa Catarina a produção do grão será 28% menor devido às chuvas intensas em outubro. A qualidade do produto também sofreu, impactando a remuneração dos produtores. Na Argentina, estimativas foram, mais uma vez, reajustadas negativamente, o que reforça o cenário altista no mercado brasileiro.
Ovos – A nova onda de calor que atingiu boa parte do país nos últimos dias aumentou a mortalidade de aves e influenciou tanto na qualidade quanto na durabilidade dos ovos, o que deixa produtores apreensivos. Apesar desse cenário, levantamentos do Cepea mostram que os preços da proteína permaneceram praticamente sem alterações, visto que a oferta está controlada no mercado nacional. Vale ressaltar, ainda, que muitas granjas são climatizadas, o que ajuda a mitigar os efeitos negativos das temperaturas elevadas. (com Cepea)
Foto: Gilson Abreu/AEN