Agricultores familiares participaram do “Encontro dos produtores de urucum de Paranacity e de Cruzeiro do Sul”, municípios da região noroeste do Paraná, no Sindicato Rural de Paranacity. O evento, realizado na última semana, teve como objetivo capacitar e orientar produtores, mirando o fortalecimento da cultura do urucum na região, com palestras e apresentação de projetos.
Realizado pela Associação dos Produtores de Urucum de Paranacity e Região (Aprucity), Sebrae/PR, Prefeitura de Paranacity, Prefeitura de Cruzeiro do Sul, Sistema Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná) e Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), o evento contou com a presença do prefeito de Paranacity, Junior Cocco, do prefeito de Cruzeiro do Sul, Marcos Cesar Sugigan, da diretora de pesquisa do IDR-Paraná, Vânia Moda Cirino e do diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta.
A programação começou com a apresentação do protocolo do pedido de reconhecimento ao urucum de Paranacity e de Cruzeiro do Sul com a Indicação Geográfica (IG). O depósito da solicitação do registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), sob o signo distintivo “Urucum de Paranacity”, foi realizado no último dia 23 de agosto.
Somados, os dois municípios possuem área plantada de cerca de 800 hectares de urucum e produzem aproximadamente mil toneladas do fruto corante, usado em diferentes indústrias, a cada safra. Os principais diferenciais do urucum de Paranacity como apelo para a obtenção da IG são a qualidade do produto (maior poder corante em relação à média nacional devido a fatores climáticos, de solo e de manejo) e a notoriedade da região como produtora da cultura, iniciada na região na década de 1970.
A IG é uma ferramenta de desenvolvimento territorial e agrega valor aos produtos. Na palestra “Indicação Geográfica do Urucum de Paranacity, a nova fronteira do desenvolvimento”, os participantes conheceram detalhes técnicos para concessão de IG na Europa e no Brasil e as 13 IG existentes no Paraná. Na sequência, acompanharam a palestra “A importância do associativismo e da Indicação Geográfica para o desenvolvimento socioeconômico de uma região”.
“No ano passado tivemos o primeiro encontro e, agora, nos reunimos novamente. Estamos amadurecendo tudo o que estamos aprendendo. Sabemos que, se quisermos nos destacar, temos um trabalho de longo prazo pela frente”, disse o produtor de urucum, em Paranacity, José Pedro Salomão.
Projeções
Na oportunidade, foi apresentando um protocolo de intenções para a construção do Centro de Inovação e Referência do Urucum.
“Na mesma linha da obtenção da IG para fomentar o urucum, foi projetado um complexo de mais de 13 mil metros quadrados para abrigar a sede da Aprucity, anfiteatros, viveiros, laboratórios de pesquisa e outras estruturas de incentivo e reconhecimento à produção, inclusive com atrativos turísticos”, destacou o consultor do Sebrae/PR, Luiz Carlos da Silva.
Vânia Moda Cirino, diretora de pesquisa do IDR-Paraná, ressaltou o compromisso do instituto em colaborar para solucionar demandas dos produtores, a exemplo do controle de pragas, rumo à conquista da IG e de outros diferenciais.
“Trabalharemos em parceria com as universidades estaduais e federais, com projetos voltados para a cultura do urucum. Estamos à disposição da associação de produtores para ajudar a região a se destacar em produção e em qualidade”, frisou Vânia.
“É hora de continuar um sonho antigo de fazer a região sobressair no País pela produção de urucum. Queremos nos tornar um grande centro de referência. Por isso, também estamos preparando programa de incentivo ao plantio local”, comentou o prefeito de Paranacity, Junior Cocco.
Marcos Cesar Sugigan, prefeito de Cruzeiro do Sul, destacou o trabalho em conjunto na busca da IG.
“Queremos encontrar alternativas que viabilizem mais a cultura do urucum. Um exemplo é a busca pela IG. Temos a expectativa de que, ao recebermos o reconhecimento, seremos mais competitivos no Brasil e no exterior, isso graças ao trabalho dos produtores e das instituições empenhadas”, observou Sugigan.
A programação contou, ainda, com a palestra “Crédito e fomento para o cultivo do urucum – linhas de crédito para custeio e investimentos”, com a cooperativa de crédito Cresol; com o momento de entrega de equipamentos agrícolas pela Prefeitura de Paranacity à Aprucity; e com a palestra “Construindo pontes para o futuro”. (Foto: Cleber França)