sábado, abril 12, 2025

Veja como fica o clima no Brasil até 3 de março

Vamos saber como fica o clima no Brasil até 3 de março. A previsão é de chuva acumulada, de acordo com o modelo numérico COSMO do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), indicando precipitações concentradas em grande parte das regiões Centro-Oeste, do Norte e noroeste do Nordeste. Os acumulados durante a semana podem ultrapassar 80 mm (tons em vermelho), no noroeste do Mato Grosso, sul de Rondônia, sul e nordeste do Pará, norte do Maranhão, do Piauí e do Ceará. Por outro lado, em Roraima, grande parte do centro-leste da Região Nordeste, Região Sudeste, leste de Goiás e Rio Grande do Sul, a tendência é de ocorrência de chuvas com acumulados abaixo de 20 mm.

Na Região Norte, as instabilidades associadas ao calor e à alta umidade mantém as pancadas de chuva ao longo da semana, com acumulados acima de 50 mm (tons de amarelos) em grande parte da região, com exceção de Roraima, onde as chuvas serão mais escassas, com volumes inferiores a 10 mm. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) posicionada mais a sul, provocará acumulados acima de 80 mm no nordeste do Pará.

Na Região Nordeste, a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) favorecerá a precipitação no norte do Maranhão, do Piauí e litoral do Ceará, com chuvas previstas acima de 80 mm (tons em vermelho). Na faixa leste da região, as chuvas poderão ocorrer em pontos isolados na forma de pancadas de chuva, com acumulados inferiores a 20 mm, enquanto na parte central da Bahia, de Pernambuco, oeste do Piauí, de Alagoas, a tendência é de tempo firme nos próximos dias.

Na Região Centro-Oeste, a combinação de calor e umidade mantém as áreas de instabilidade no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e oeste de Goiás, com pancadas de chuvas ao longo da semana. Acumulados acima de 80 mm estão previstos para o noroeste do Mato Grosso, enquanto que no centro-leste de Goiás e leste do Mato Grosso do Sul, a tendência de redução das chuvas, com acumulados abaixo de 20 mm.

Na Região Sudeste, a tendência é de tempo firme em grande parte de Minas Gerais. Pancadas de chuvas podem ocorrer no Espirito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo de forma pontual, com volumes abaixo de 40 mm, porém podem ser localmente intensas devido à instabilidade gerada pela combinação de calor e umidade. Por outro lado, no sudeste de São Paulo, estão previstos volumes acima de 60 mm.

Região Sul, inicia a semana com tempo firme em quase toda a região, contudo, a tendência é de aumento de nebulosidade e pancadas de chuva a partir de quarta-feira. Segundo o modelo, os acumulados de chuva podem ficar abaixo de 30 mm, contudo a combinação de calor e umidade pode ocasionar chuvas localmente intensas, em forma de tempestades. (com Inmet)

Receba as informações do site diáriamente.

Mais do Canal do Agro

MT: safra de grãos deve superar 100 milhões de toneladas

Mato Grosso deve atingir 101,5 milhões de toneladas de...

Suínos: exportações do Paraná aumentaram 91,5%

Depois de ter alcançado a maior participação histórica na produção...

China aumenta para 125% tarifas de produtos dos Estados Unidos

A China respondeu às "tarifas recíprocas" dos Estados Unidos...

Paraná pode ser beneficiado por guerra tarifária global

A recente escalada da guerra tarifária entre os Estados...

Deputados aprovam aumento de pena para poluição ambiental por meio de pulverização aérea 

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da...

Mundial Braford tem julgamentos e palestras em Esteio (RS)

Atividades ocorrerão após Gira Técnica por quatro propriedades gaúchas A...

Conheça os benefícios da aplicação localizada de herbicidas

A tecnologia WEED-IT, que utiliza nas barras de pulverização...

Suínos: cotações voltam a cair

Os preços do suíno vivo e da carne voltaram...