quinta-feira, novembro 21, 2024

Trigo: maior evento técnico do Brasil começa amanhã em Cascavel (PR)

Data.:

Está tudo pronto para o início da quarta edição do maior evento técnico de trigo do Brasil. O Show Rural Coopavel de Inverno vai começar nesta terça-feira (22/08), às 8h30, com abertura dos portões aos visitantes. Durante três dias, até o fim da tarde da quinta-feira, triticultores, produtores rurais, mulheres e filhos de agricultores, técnicos, acadêmicos, entre outros, terão a chance de conhecer o melhor em tecnologias para o trigo e culturas de inverno em um só lugar.

A edição de inverno vai ser realizada no parque tecnológico da Coopavel (km-577, da BR-277, em Cascavel), que desde 1989 recebe o Show Rural, uma das três maiores mostras do mundo em transmissão de inovações e tecnologias para o campo. Vinte empresas vão participar de terça a quinta com o melhor do seu portfólio em cultivares, insumos, máquinas e implementos e também com informações para o produtor rural produzir mais, com menos custos e atento às normas da sustentabilidade. “Estamos muito animados. As parcelas estão muito bem desenvolvidas e os visitantes encontrarão aqui conhecimentos de qualidade”, diz o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.

Mais de 40 cultivares, dessas 31 de trigo. Pelo menos a metade das variedades do grão tem potencial produtivo de seis quilos por hectare, mais que o dobro da média nacional de 2,9 mil quilos – a média no Paraná, o segundo maior produtor brasileiro, é de 3,2 mil e a da região de cobertura da Coopavel, no Oeste e Sudoeste do Paraná, é de 3,8 mil quilos/hectare. “O trigo se transforma, diante dos intensos investimentos feitos pela indústria agro principalmente na última década, como uma excelente opção de rentabilidade ao Paraná e à nossa região”, destaca o coordenador geral da edição de inverno, Rogério Rizzardi.

As empresas que recepcionarão os visitantes do Show Rural de Inverno a partir de terça-feira são: Adama, Basf, Biotrigo, Biotrop, Corteva, FMC, John Deere, Bayer, Sumitomo Chemical, OR Sementes, Syngenta, Raíx, Tortuga/DSM, Bionat, Ihara e UPL. Os institutos de pesquisa presentes serão Embrapa e IDR-Paraná. E as empresas do portfólio da Coopavel presentes serão as seguintes: Fertilizantes Coopavel, Nutriagro, Bioocop, Coopclean, Sementes Coopavel e Espaço Impulso, além da Credicoopavel.

Sem custo – O presidente Dilvo informa que os visitantes não terão custos para conhecer as novidades em culturas desenvolvidas para os meses frios do ano. O acesso ao parque, o estacionamento e o almoço nos três dias de evento serão gratuitos. Outra novidade para essa edição é a participação de mulheres cooperadas por meio do Cooperelas, um movimento de valorização e fortalecimento da agricultora. Uma extensa agenda de palestras técnicas será desenvolvida nos estandes das empresas no auditório do prédio Paraná Cooperativo. “Quem for ao parque sairá de lá com informações diversificadas e das mais atuais sobre trigo e cultivares de inverno, como triticale, aveia, centeio e plantas de cobertura”, afirma Dilvo Grolli. (Assessoria de Imprensa Coopavel)

Foto: Gilson Abreu/AEN

spot_img

VEJA TAMBÉM

Café: preço do arábica é o maior desde 1998

Os movimentos de alta nos preços dos cafés robusta...

Inmet prevê bons volumes de chuva até 25 de novembro

A semana será marcada por grandes volumes de chuva...

Soja: Cepea destaca estimativa de produção recorde

As recentes chuvas intercaladas de sol vêm favorecendo a...

Receba as informações so site diáriamente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Soja: apesar da alta em Chicago cotações despencam no Brasil nesta quinta-feira (21)

A análise é do jornalista especializado em agronegócio, Cleber...

Soja com palhada está protegida do sol intenso e da chuva forte

Os 50 alqueires cultivados com soja na divisa entre...

Mapa rechaça declaração do CEO do Carrefour sobre carnes produzidas no Mercosul

Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) reitera a qualidade...

Queimadas na cana-de-açúcar: dicas para recuperar o solo

Especialista recomenda uso de fertilizantes organominerais com nutrientes e...

Cotações do algodão recuam apesar do bom volume de negócios

O mercado de algodão em pluma abriu a segunda...

Suínos: carne ganha competitividade frente a bovina

Pesquisas do Cepea mostram que os preços do suíno...

Arroz: cotações têm maior queda em meses

Levantamento do Cepea mostra que os preços do arroz...

Café: preço do arábica é o maior desde 1998

Os movimentos de alta nos preços dos cafés robusta...