A colheita do milho 2ª safra atingiu o índice de 99% no Paraná, conforme o boletim semanal de tempo e cultivo publicado pelo Departamento de Economia Rural (Deral). Na região Noroeste as produtividades estão levemente acima da média o que representa um resultado positivo, embora os preços praticados pelo mercado possam resultar em prejuízos para muitos. Na manhã de hoje o valor negociado em Maringá (PR) estava na casa dos R$ 43,50.
Do que já foi colhido, 78% das lavouras apresentaram condições boas ou excelentes, 21% médias, 1% ruins. Com relação às plantações de milho verão, 71% do projetado já foi cultivado – 93% das áreas estão em condições boas ou ótimas e 7% em situação média.
Soja – Ainda segundo o relatório, a maioria dos produtores de soja está realizando os preparativos para a safra 2023/24, como a dessecação, aguardando as condições climáticas favoráveis para o plantio. Até o momento apenas 16% das terras destinadas ao grão foram plantadas, com 95% em condições boas ou excelentes e 5% médias. Do que já está na terra, 82% dos plantios de soja estão na fase de germinação e 18% em desenvolvimento vegetativo.
Nas regiões Oeste, Centro-Oeste e Sudeste do Paraná o plantio está apresentando umidade excelente devido às chuvas registradas no pré-plantio e ao longo da semana. No entanto, há preocupações com a instabilidade climática, visto que as temperaturas estão acima da média neste período e os preços estão em baixa, assim como ocorre com outras commodities.
Foto: Lebrinha